As fotos no cabeçalho são da autoria do CDFF
Eventos
16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020:
Mês da mulher 2020:
Debate, workshop, feira, música, desporto,
cinema, exposição, poesia, teatro, dança e muito mais
Campeonato de futebol:
“Unidos Contra a Violência Sexual”
Vamos falar de aborto!
(mesa redonda)
Mulheres Jovens sob Ataque (debate)
V Conferência Nacional da Rapariga
Marcha pela liberdade de expressão
Marcha por Gilles Cistac
Marcha pela igualdade
Contra violação dos direitos humanos no Código Penal
Concurso de fotografia
Vencedores da 2ª edição
Marcha pela paz
Desfile do 1º de Maio
Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012
Marcha de Solidariedade
Fotos da Marcha de Solidariedade dos Povos da SADC (2012)
Multimedia
Não é fácil ser mulher ...
... em Moçambique
Aborto. Pense nisso...
(Material usado em acções
de formação da WLSA)
Quem vai querer dar a luz aqui?
O estado em que se encontram alguns dos postos de saúde em Cabo Delgado
"Alzira"
Filme produzido pela WLSA Moçambique sobre sobre uma jovem que, até há pouco tempo, vivia com fístula obstétrica.
"Omitidas"
Brochura elaborada pela WLSA Moçambique sobre o problema da fístula obstétrica - um drama que atinge cerca de 100.000 mulheres em Moçambique.
Clique aqui para descarregar a brochura (em PDF)
Leia mais sobre fístula obstétrica
Contra a violência de género
A sociedade civil manifestou-se na
inauguração dos X Jogos Africanos
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Homenagem à Eulália Temba
Coordenadora da WLSA entre 1995 e 2002
É com imenso pesar que informamos que no dia 14 de Abril de 2022 faleceu a nossa colega e amiga Eulália Temba, vítima de doença.
Para nós, ficará sempre a memória da sua gentileza, generosidade e combatividade.
Os membros dos órgãos sociais e as trabalhadoras da WLSA endereçam à família as mais sentidas condolências e lamentam a partida prematura da nossa querida Eulália.
Dia das Mulheres Moçambicanas
Lançado Observatório das mulheres
Violência em Cabo Delgado:
Breves
Quatro organizações da sociedade civil dirigiram uma carta ao Presidente da República, solicitando a sua intervenção no caso das comunidades reassentadas no âmbito do projecto de exploração de carvão pela empresa Vale em Moatize, na província de Tete.
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A Rádio Macequece acaba de ser fechada por ordens do Presidente do Município de Manica, Sr. Candieiro. Numa clara manifestação de abuso de poder, um dos seus mandatários usou a expressão “A Frelimo é que Fez, a Frelimo é que Faz”. Polícia Municipal e Polícia de Protecção encontram-se no local para impedir o acesso à Rádio. O Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (FORCOM) emitiu um comunicado.
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Os ritos iniciam as e os jovens numa etapa do seu ciclo de vida, ou seja, no mundo dos adultos, com uma ordem e uma hierarquia socialmente determinadas. Com as grandes mudanças nos últimos anos, constata-se que, embora permanecendo muitos dos elementos estruturantes, há alterações nos conteúdos e nos meios de agenciamento dos ritos de iniciação.
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Existe uma grande diversidade das instâncias que ao nível local gerem conflitos, de entre as quais se destacam os tribunais comunitários, que por vezes constituem a única alternativa para buscar justiça. No entanto, quando se trata dos direitos das mulheres, como é que esses conflitos são resolvidos?
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Este texto discute como os factores que afectam o acesso à justiça – como o desconhecimento da lei, o desconhecimento do funcionamento das instâncias judiciais, a pouca cobertura institucional e a pobreza – têm um maior impacto junto das mulheres.
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A propósito do artigo 37 da Lei contra a Violência Doméstica, que trata da salvaguarda da família, este texto interroga-se sobre que tipo de família deve ser protegida: a família que ama e protege os seus membros, ou aquela em que as mulheres e crianças são violentadas?
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Pensado para corrigir injustiças históricas, estará o sistema de quotas a melhorar a participação política das mulheres?
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A partir de uma reflexão sobre os programas dos partidos representados na Assembleia da República e as possibilidades de participação das mulheres, este texto debruça-se sobre o modo como as referências culturais são usadas para justificar a dominação masculina.
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