Breves
Oferta às e aos leitoras/es do website
A WLSA Moçambique tem para oferta 5 Agendas Mulher 2019, que este ano tem como tema “Por um mundo livre de violência sexual”.
A Agenda Mulher procura ser um instrumento útil para a planificação do trabalho, ao mesmo tempo que divulga opiniões, pesquisas e leis relacionadas com os direitos humanos, particularmente os direitos humanos das mulheres. O tema da Agenda de 2019 destaca a violência sexual como um atentado aos direitos das mulheres, controlando os seus corpos e obrigando-as a viver num clima de insegurança e de medo.
Apesar de muitos avanços legais, uma grande parte da opinião pública olha com desconfiança e resiste a qualquer mudança nas relações de poder entre mulheres e homens, acreditando tratar-se de um ataque aos homens, que perderão os seus privilégios e também uma afronta à “cultura moçambicana”. Por isso, a persistência da violência sexual em casa e nos espaços públicos, num ambiente de impunidade pela inoperância da maioria das instituições.
Os textos na Agenda Mulher 2019 tratam de vários temas, desde instrumentos legais internacionais, regionais e nacionais, até à violação sexual, violação sexual de menores, na escola e o casamento prematuro.
Quem estiver interessada/o nesta oferta pode escrever para queilamarina@gmail.com; serão atendidos os primeiros cinco pedidos.
Esta oferta só é válida para quem puder vir levantar a Agenda aos escritórios da WLSA, situados na Rua Padre António Vieira, nº 68, cidade de Maputo (Bairro da Coop).
Acredito que esta agenda é para alem de um instrumento empoderador, avaliando pelo conteúdo que nele vem apresentado é também uma firma de luta e resistência ao machismo. Elá traz a grande diferença entre uma agenda feminina e uma agenda feminista.