Breves
Nova Pesquisa: Mulher e eleições
Com o apoio da Cooperação Suíça, está a ser realizada pela WLSA Moçambique uma pesquisa sobre as eleições presidenciais, legislativas e provinciais a ter lugar no final de Outubro de 2009.
Orientado por uma perspectiva de género, este trabalho construir-se-á em torno de três eixos.
Um primeiro é a análise comparativa dos dispositivos legais e institucionais desde a implantação do sistema democrático até ao final do primeiro semestre de 2009.
O segundo eixo tem a ver com todo o suporte documental produzido pelos partidos políticos, que exprime não só o modelo de governação, como também os temas privilegiados para a captação do eleitorado. Referimo-nos concretamente aos programas e manifestos eleitorais e ao modo como são caracterizados e hierarquizados os problemas do país, e definidos o papel e o lugar das mulheres.
Finalmente, um terceiro eixo refere-se à dinâmica da campanha eleitoral e aos temas aí privilegiados. Será conferida uma atenção especial aos comícios, desfiles, campanha porta a porta e tempo de antena.
Estes serão instrumentos importantes para compreender o modo como as lógicas eleitorais, assentes no discurso cultural (que relativiza os direitos humanos das mulheres), se combinam com os apelos à participação feminina, e com a presença de mulheres nas direcções das acções de campanha.
WLSA
Deixe um comentário