Publicações da WLSA Moçambique
Narrativas e práticas sobre direitos humanos no contexto do(s) Conflito(s) em Cabo Delgado: uma análise de género
Este relatório analisa o contexto geral de Cabo Delgado, com relevo para o que chamamos as “três emergências” (a Guerra, o Kenneth e a Covid-19), articulando-se, em seguida, com os impactos da construção da Base Logística de Pemba sobre as comunidades que constituem as unidades espaciais de análise. Aprofunda-se ainda o surgimento de novos actores que intervêm no processo de negociação entre empresas, comunidades e Estado e provocam o aumento dos níveis de desconfiança e descontentamento das pessoas afectadas pela expropriação da terra e dos acessos marítimos.
Numa segunda parte desenvolvem-se as questões relativas aos efeitos da expropriação da terra na espoliação de direitos das mulheres combinando com as políticas e dispositivos internacionais, regionais e nacionais que regulam o acolhimento dos deslocados do conflito armado e com as estratégias das organizações da sociedade civil na defesa dos direitos humanos.
Esta parte é desenvolvida através da análise da aplicação dos mecanismos de apoio aos deslocados e das narrativas de mulheres e de homens sobre a guerra, o abrigo, a produção de desigualdades de género e também sobre elementos que podem evidenciar o agenciamento.
Finalizamos com algumas conclusões que julgamos ser pertinentes para a análise das dinâmicas que afectam a vida das pessoas e comunidades em Pemba, com destaque para as unidades espaciais que constituem o nosso trabalho.
Autoras: Conceição Osório, Teresa Cruz e Silva
Publicado em: 2021
Nº de páginas: 206
- Descarregue o texto completo (em PDF, 2,5 MB)
- O lançamento do livro teve lugar em Pemba no dia 9 de Dezembro de 2021.