Breves
Marcha feminista pela igualdade realizou-se na Cidade de Maputo
Realizou-se, no passado dia 28 de Maio, na Cidade de Maputo, uma marcha feminista pela solidariedade, igualdade e transformação.
A Marcha, que surgiu como parte do movimento internacional Marcha Mundial das Mulheres, na sequência da II Conferência Fórum Mulher “Construindo Alternativas Feministas em Prol dos Direitos Humanos das Mulheres e Raparigas”, que teve lugar a 27 e 28 de Maio 2014, contou com a presença das e dos participantes da Conferência e outras/os activistas.
Pretendia-se com este evento tornar visível a presença das mulheres e as suas reivindicações, e a exigência de participação na vida política e económica do país e nos processos de gestão e resolução de conflitos armados.
Sobre a Conferência, as organizadoras destacam: “Chamamos esta conferência Construindo Alternativas Feministas em Prol dos Direitos Humanos das Mulheres e Raparigas, como forma de trazer ao debate as nossas pautas de luta e contestação contra a violação dos direitos humanos das mulheres, afirmando politicamente o nosso posicionamento contra todas as artimanhas que o Patriarcado e Capitalismo, que se complementam, encontram para desviar os reais objectivos da promoção dos Direitos Humanos das Mulheres. A diversidade de ideias, vivências e opiniões com que nós mulheres nos constituímos, é central para a nossa discussão”.
Veja mais algumas fotos da marcha:
As fotos nesta página são da autoria do Fórum Mulher
Me emociona ver mulheres lutando! A Luta das Moçambicanas é a mesma das Brasilieiras! Em Marcha até que todas sejamos livres do racismo, machismo e capitalismo!
Sou Geografo formado pela UEM, tendo como especializacao populacao e genero gostaria de me juntar aos vossos projectos para juntos conbatermos este mal de casamentos prematuros
Sensibilizou-me tanto a marcha feminina que me vi obrigado a escrever um livro sobre Educacao sexual e reprodutiva mais exaustivo para a educacao sexual da crianca no nosso pais e que contenha materia diversa, incluindo igualdade do genero e direitos da mulher, alem da tradicional educacao sexual e reprodutiva.
pedido de parcerias no investimento do programa combate os casamentos prematuros nas comunidades e a violência doméstica em parceria estratégica com a pastoral da criança de moçambique na zambézia em namarroi