Breves
Mais sobre o caso de violação colectiva em Cabo Delgado
Apresentamos mais informação sobre o caso de violação sexual colectiva que ocorreu em Cabo Delgado, no final do ano passado, que levou à nota que um grupo de organizações enviou ao jornal Notícias.
Este caso começou por ser reportado pela AIM e Rádio Moçambique, no final do ano passado, a 30 de Dezembro de 2011. Em síntese, a informação é a seguinte:
- Uma mulher de 35 anos, mãe de 5 filhos, dirigia-se à sua machamba, quando foi violada sexualmente por 17 jovens que se encontravam a participar em cerimónias dos ritos de iniciação. De notar que o local onde se realizam os ritos não é fixo, variando em cada cerimónia.
- A vítima foi assistida no Hospital Provincial de Pemba, tendo tido que ficar internada um ou dois dias.
- Dos 17 violadores 4 foram detidos pela polícia, pois os outros puseram-se em fuga.
- Segundo a AIM, “Numa tentativa de justificar a agressão, um dos jovens ora detidos afirma que o lugar reservado a ritos de iniciação é vedado a circulação de mulheres, bem como alega a existência de uma regra segundo a qual não devem sair daquele lugar sem antes manter uma relação sexual”.
A única informação actualizada de que se dispõe sobre o caso é que já está encaminhado à Procuradoria na província de Cabo Delgado. Esperamos ainda obter mais dados, para conhecer o seu andamento, as diligências que estão a ser feitas para localizar os outros agressores, e também para saber como será o desfecho.
Pode querer consultar:
- “17 jovens acusados de violação sexual”, 30-12-2011, AIM
- “Por passar em local destinado a ritos de iniciação: Mulher é violada por 17 adolescentes em Pemba”, 30-12-2011, Rádio Moçambique (nota acrescentada em Março 2013: artigo já não se encontra on-line)
- Artigo de P. Nacuo no jornal Notícias de 14 de Janeiro de 2012
No dia 9 de Fevereiro apareceu um artigo na imprensa sul-africana:
- Gang rape exposes gruesome attacks on Mozambican women, 09-02-12, The Sowetan
WLSA Moçambique
Deixe um comentário