Breves
Lançamento do livro “Mulher e Democracia: Indo além das Quotas”
A WLSA Moçambique lançou um livro sobre a participação das mulheres nas eleições autárquicas de 2018, que teve lugar no dia 26 de Agosto de 2019, na Cidade da Beira, uma vez que a pesquisa que lhe serviu de suporte decorreu na província de Sofala.
Da autoria de Conceição Osório com a colaboração de Ernesto Macuacua, foi lançado o livro “Mulher e Democracia: Indo além das Quotas”, na cidade da Beira.
Nesta obra a autora questiona os modelos de implementação da política de quotas nos municípios e nos partidos políticos. Defende que por estarem fortemente ligados aos padrões de socialização primária das mulheres, aqueles não permitem as rupturas necessárias ao aprofundamento da democracia e inclusão de temas que reflectem as suas preocupações, tais como: violência doméstica, sexual, expropriação de terras pelos megas projectos, etc.
Ao levantar esses aspectos deixa claro que a presença de mais mulheres na política deve representar não apenas uma preocupação com a questão de ocupação de lugares, mas servir de veículo através do qual as diversas formas de dominação e violações que ocorrem no espaço privado são desocultadas, trazidas ao espaço público e transformadas em agenda política.
O trabalho de pesquisa que suporta este texto foi realizado na mesma província que acolheu o lançamento do livro. Foram abrangidos três distritos (Beira, Dondo e Gorongosa), todos eles no contexto das eleições autárquicas de 2018.
- Para descarregar o texto integral do livro, visite esta página.
- Veja também o texto apresentado no lançamento do livro.
Deixe um comentário