Breves
Lançado livro sobre as Eleições Autárquicas de 2013
A WLSA-Moçambique lançou recentemente um novo livro, “Eleições Autárquicas de 2013. Participação e representação de mulheres e homens“, baseado numa pesquisa sobre as eleições autárquicas de 2013. O livro encontra-se à disposição dos leitores nas instalações da WLSA , nas livrarias e no website.
No que se refere à pesquisa, o campo político tem constituído um objecto privilegiado pela WLSA Moçambique.
Dentro desta linha foi realizada uma pesquisa sobre as eleições autárquicas de 2013, tendo como grupo alvo as e os candidatos/as dos partidos Frelimo, MDM, Parena e Naturma.
O trabalho foi realizado nos municípios de Maputo, Manhiça, Beira e Dondo e teve como principais objectivos identificar os mecanismos de acesso às listas de candidaturas e as representações de mulheres e homens, relativamente ao exercício do poder municipal.
Para além dos dispositivos legais que orientam a realização das eleições autárquicas, e os princípios mecanismos que caracterizam o processo de descentralização, foi nossa intenção analisar comparativamente a filosofia e o conteúdo de cada um dos manifestos e a sua expressão nos discursos proferidos na campanha eleitoral e no tempo de antena.
Do mesmo modo, foram analisados os conteúdos de alguns órgãos de informação, no que respeita ao tratamento dado a cada um dos partidos que foram objecto deste estudo, com particular atenção às informações sobre a participação das mulheres como candidatas e eleitoras.
Por outro lado, a narrativa dos e das candidatas/os acerca das motivações e expectativas relativas à descentralização e ao exercício do poder municipal, permitiram obter constatações acerca da relevância do trabalho que se propunham realizar.
De um modo geral, constatou-se que, contrariamente ao expectável, as mulheres e seus direitos estavam ausentes dos discursos tanto em termos de manifestos eleitorais como durante a campanha. Conquanto as acções da campanha eleitoral tenham sido marcadas por uma forte presença e envolvimento das mulheres, elas raras vezes apareceram como protagonistas da acção política.
Estas e outras questões são desenvolvidas ao longo deste livro, que mais do que fixar constatações, pretende levantar problemas e permitir o debate sobre as estratégias e acções dos partidos políticos no que se refere à inclusão das mulheres como sujeitos de direitos.
Conceição Osório
Deixe um comentário