Breves
Formação de repórteres termina em Nampula
Dezoito jornalistas de rádios comunitárias e jornais das províncias do Norte de Moçambique estão melhor capacitados para informar sobre assuntos de direitos e saúde sexual e reprodutiva, após uma formação de uma semana que encerrou no passado dia 17 de Agosto em Nampula. Veja o vídeo aqui.
“Tenho mais habilidades para questionar os governantes sobre assuntos ligados a saúde e para explorar conteúdos do Inquérito Demográfico e de Saúde”, disse Carlos Tembe, jornalista de Notícias e do Whampula Fax. “Nunca havia estado numa formação idêntica. A metodologia usada foi fácil e permitiu-nos uma aprendizagem rápida”.
Participaram jornalistas das rádios comunitárias de Namialo, Ribaué, Angoche, Erati, Mossuril, Monapo, Ilha de Moçambique (província de Nampula), Milanje, Quelimane (Zambézia) e Pemba (Cabo Delgado), além da Rádio Moçambique de Nampula, Whampula Fax, Notícias e @Verdade.
As facilitadoras, Mercedes Sayagues, assessora técnica da IREX, e Maria José Arthur, de Mulher e Lei na África Austral (WLSA Moçambique), desenharam um programa altamente prático, para os repórteres saírem do workshop com material e pautas prontas para produzir programas e matérias.
Nas visitas ao Hospital Central de Nampula, os repórteres entrevistaram pacientes, enfermeiras, médicos e o Director do Hospital. Médicos especializados em fístula obstétrica e aborto inseguro deram palestras sobre estes temas. Outro tema tratado foi o atendimento policial e médico para vítimas de violação. Em duas sessões, os repórteres aprenderam a usar dados do Inquérito Demográfico e de Saúde. Veja o vídeo aqui.
“Da formação, já saímos com pautas para usar e já estou atras de um caso de uma menina violada,” disse João Dinis Selemane, da radio comunitária Tumbine, em Milange.
A capacitação foi organizada pela WLSA Moçambique (Mulher e Lei na África Austral) e pelo Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique, financiado pelo governo americano através da sua Agência de Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.
* * *
Deixe um comentário