As fotos no cabeçalho são da autoria do CDFF
Eventos
16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020:
Mês da mulher 2020:
Debate, workshop, feira, música, desporto,
cinema, exposição, poesia, teatro, dança e muito mais
Campeonato de futebol:
“Unidos Contra a Violência Sexual”
Vamos falar de aborto!
(mesa redonda)
Mulheres Jovens sob Ataque (debate)
V Conferência Nacional da Rapariga
Marcha pela liberdade de expressão
Marcha por Gilles Cistac
Marcha pela igualdade
Contra violação dos direitos humanos no Código Penal
Concurso de fotografia
Vencedores da 2ª edição
Marcha pela paz
Desfile do 1º de Maio
Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012
Marcha de Solidariedade
Fotos da Marcha de Solidariedade dos Povos da SADC (2012)
Multimedia
Não é fácil ser mulher ...
... em Moçambique
Aborto. Pense nisso...
(Material usado em acções
de formação da WLSA)
Quem vai querer dar a luz aqui?
O estado em que se encontram alguns dos postos de saúde em Cabo Delgado
"Alzira"
Filme produzido pela WLSA Moçambique sobre sobre uma jovem que, até há pouco tempo, vivia com fístula obstétrica.
"Omitidas"
Brochura elaborada pela WLSA Moçambique sobre o problema da fístula obstétrica - um drama que atinge cerca de 100.000 mulheres em Moçambique.
Clique aqui para descarregar a brochura (em PDF)
Leia mais sobre fístula obstétrica
Contra a violência de género
A sociedade civil manifestou-se na
inauguração dos X Jogos Africanos
|
Revista de Imprensa
Canal de Moçambique
Foram encontrados 19 resultados com esta fonte.
15/12/2021 - Canal de Moçambique
Um relatório do ACNUR (Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), em parceria com a Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres, revela indícios de violência baseada no género generalizada entre os deslocados da guerra em Cabo Delgado. O relatório, intitulado “Uma avaliação rápida da situação e da resposta à violência baseada no género em Cabo Delgado, Moçambique” foi apresentado, na quarta-feira da semana passada, 8 de Dezembro, em Pemba, Cabo Delgado. A guerra em Cabo Delgado que começou em Outubro de 2017, forçou o deslocamento de cerca de 744.000. Segundo o ACNUR, em Fevereiro e Março de 2021, 100.000 pessoas foram forçadas a fugir depois do ataque a Palma.
15/12/2021 - Canal de Moçambique
Moçambique registou 278 casos de uniões prematuras de Janeiro a Novembro do presente ano. Os números foram tornados públicos na quarta-feira da semana passada, 8 de Dezembro, pelo Ministério do Interior. Segundo Tonecas Manhiça, chefe do Departamento do Atendimento à Família e Criança Vítima de Violência Doméstica, as províncias de Tete, Manica e Gaza são as que registaram maior número de casos. De Janeiro a Novembro, o número de casos por província foi o seguinte: Tete – 58; Manica – 56; Gaza – 44; Inhambane – 33; Sofala – 20; Nampula – 19; Maputo – 16; Zambézia – 13; Cabo Delgado – 12; Niassa – 6; cidade de Maputo – 1.
30/09/2020 - Canal de Moçambique
Leia Dongue, a atleta nacional de basquetebol feminino, foi nomeada como uma das 12 melhores basquetistas do continente africano.
30/09/2020 - Canal de Moçambique
Circula nas redes sociais um vídeo filmado com recurso a telemóvel, ilustrando uma mulher nua e indefesa, perseguida numa estrada por vários indivíduos fardados com uniforme das Forças Armadas da Defesa de Moçambique (FADM). No vídeo, a mulher é violentamente espancada executada a sangue frio com dezenas de tiros. O corpo é deixado na estrada. O vídeo foi filmado por um indivíduo com uniforme militar, que posa perante a câmara colocando os dedos em sinal de vitória.
As imagens tornaram-se virais e provocaram uma forte consternação entre moçambicanos e moçambicanas.
17/06/2020 - Canal de Moçambique
A Secretária de Estado, Vitória Diogo, nas comemorações 12 de Junho, dia de Luta contra trabalho infantil, no distrito de Magude, pediu o envolvimento das lideranças comunitárias e de outros sectores da sociedade no combate aos casamentos prematuros e outras formas de exploração infantil.
29/01/2020 - Canal de Moçambique
Entre 2018 e 2019, a WLSA Moçambique, em parceria com a Associação Sócio Cultural Horizonte Azul e a Kutenga, com apoio da Fundação MASC, implementaram na cidade de Maputo, no bairro Polana Caniço, um projecto denominado” Maputo Cidade Segura Livre de violência Sexual contra Mulheres e Raparigas”. Esta iniciativa surge em resposta aos vários casos de violência sexual que tem sido registados nos últimos anos no país e no mundo, e que dada a forma como são percebidos e tratados, tem chamado à atenção da sociedade. Com o objectivo de melhorar a compressão deste fenómeno bem como os mecanismo de resposta as vitimas deste fenómeno bem como os mecanismo de resposta as vitimas deste tipo de crime, realizou – se no dia 24 de Setembro de 2019, no Hotel Radisson, cidade de Maputo, a Conferencia Distrital de Repúdio à violência Sexual praticada contra a Mulher e Rapariga. Desta sessão saiu uma carta dirigida ao Município de Maputo visando chamar a atenção da edilidade para o problema da segurança na Cidade e como esta tem afectado Mulher e Rapariga.
12/06/2019 - Canal de Moçambique
Adultos, adolescentes, representantes do governo local e organizações da sociedade civil juntaram-se, recentemente, no distrito de majancaze, província de Gaza, para debater estratégias de combate a uniões forçadas entre meninas e homens adultos.
05/06/2019 - Canal de Moçambique
Apresentação dos resultados sócio-ambientais da Vale Moçambique referente ao ano de 2018
|
Revista de Imprensa
Pesquisa
Fontes
|