Breves
Estudos sobre a situação de direitos sexuais e reprodutivos na província de Tete – UniPungué
Estudantes da UniPungué, em Tete, enquadrados no Programa IMPACTO, estudam situação de direitos sexuais e reprodutivos nas suas províncias.
A produção de conhecimento em temáticas relacionadas com a perspectiva de género em diversas dimensões reveste-se de um papel fundamental para o aprofundamento dos debates sobre as várias componentes que integram o exercício dos direitos humanos das mulheres. Em um contexto local como o nosso, marcado por um lado, pela escassez de pesquisas nesta perspectiva e, por outro lado, caracterizado pela falta de pesquisadores e pesquisadoras locais com potencialidades para conduzir investigações nesta temática, essa tarefa se torna ainda mais complexa.
Em 2018, a WLSA integrou o grupo das organizações que, em coordenação com a Pathfinder, a nível das províncias de Manica e Tete, implementam o projecto “Apoiando os serviços de Planeamento Familiar e Aborto” (denominado localmente IMPACTO). Este projecto tem como objectivo melhorar a igualdade de género ao nível das duas províncias acima indicadas, de modo a permitir que adolescentes e mulheres jovens possam exercer os seus direitos à integridade corporal e à saúde sexual e reprodutiva.
Neste contexto, a WLSA iniciou em 2020 um processo de selecção e concessão de bolsas de estudos a 5 estudantes na província de Tete (UniPungué), para a elaboração dos trabalhos de final de curso. Estas pesquisas contribuíram para o estudo do contexto local em matéria dos direitos sexuais e reprodutivos. São os resumos destes trabalhos que apresentamos na brochura que pode ser descarregada clicando na imagem em baixo.
Deixe um comentário