Breves
Encontro da ONU para o reforço da liderança das mulheres jovens
A ONU Mulheres-África promoveu uma conferência para reforçar a liderança das mulheres jovens para promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres. A WLSA-Moçambique participou nesta actividade.
A ONU Mulheres-África (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Género e Empoderamento da Mulher), em parceria com a Fundação Imbutu e o Moremi Initiative para Liderança da Mulher em África, promoveu uma conferência de dois dias de consulta com jovens oriundos de vários países de África, cujo tema era o reforço da liderança das mulheres jovens para promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres.
O encontro decorreu nos dias 30 e 31 de Maio de 2011 em Kigali, no Rwanda, e foi organizado no âmbito das consultas em curso para o desenvolvimento do primeiro plano estratégico da ONU Mulheres. A conferência tinha como um dos objectivos elaborar estratégias concretas para envolver jovens africanos na promoção da igualdade de género e o empoderamento das mulheres no continente, e propor ideias novas e acções estratégicas da ONU para as mulheres em África e explorar oportunidades de parcerias e estratégias concretas.
As principais conclusões deste encontro estiveram focalizadas em cinco áreas principais: liderança e participação, violência contra a mulher, empoderamento económico, paz e segurança, e HIV-SIDA. A ONU Mulheres pretende tomar os jovens como parceiros privilegiados para serem os principais líderes e terem uma participação activa nos programas e políticas de desenvolvimento dos seus países parceiros para reduzir a violência e advogar pelos direitos das mulheres. Assim, foi recomendado que se adoptassem as seguintes estratégias:
- Que a ONU Mulheres trabalhe mais com os órgãos do governo de modo a criar políticas e acções que incluam a agenda de género nos seus planos (a nível da educação, saúde, político, social e económico);
- Trabalhar em parceria com as ONGs que já estejam a operar, capacitando-as na área dos direitos humanos e género;
- Apostar na educação e formação dos jovens inseridos em vários contextos.
WLSA Moçambique
Deixe um comentário