Breves
Convite para palestras sobre aborto inseguro e fístula obstétrica
A WLSA Moçambique (Mulher e Lei na África Austral), em parceria com o Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique, convidam a imprensa de Nampula para duas palestras sobre dois graves problemas de saúde pública, o aborto inseguro e a fístula obstétrica.
Comunicado de Imprensa
Em Nampula
Duas Palestras sobre Saúde da Mulher:
Aborto inseguro e fístula obstétrica, problemas graves de saúde pública
A WLSA Moçambique (Mulher e Lei na África Austral), em parceria com o Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique, convida a imprensa de Nampula a duas palestras sobre dois graves problemas de saúde pública.
- Segunda-feira, 12 de Agosto, 14.00-15.30, Hotel Quality, Av. do Trabalho n° 953, Telef: + 258 2621 6871, Nampula.
Palestrante: Dr. Bernardo Leite, especialista sobre fístula.
Tema: Fístula obstétrica – causas e consequências desta lesão derivada de um parto complicado fora da unidade sanitária, que afecta sobretudo as jovens mães. A fístula está relacionada com o casamento prematuro e a gravidez precoce. Estima-se que cem mil moçambicanas sofram de fístula obstétrica.
- Terça-feira 13 de Agosto, 14.00-15.30, Hotel Quality
Palestrante: Dra. Emília Sueia, especialista sobre aborto
Tema: As consequências do aborto inseguro– o aborto clandestino põe em risco a saúde, a fertilidade e a vida das mulheres, contribui para a mortalidade materna e aumenta os custos e a sobrecarga nos hospitais. Estima-se que dez por cento das mortes maternas em Moçambique se devam ao aborto inseguro.
As palestras acontecem no âmbito de uma capacitação para jornalistas das rádios comunitárias e imprensa escrita das províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e Zambézia, a decorrer no Hotel Quality em Nampula (Av. do Trabalho n° 953, Telef: + 258 2621 6871), de 12 a 16 de Agosto. Esta capacitação pretende melhorar as capacidades para produzir reportagens sobre a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos.
Toda a imprensa de Nampula esta convidada para as duas palestras.
Organizam Mulher e Lei na África Austral (WLSA Moçambique; financiada pela Embaixada do Reinos dos Países Baixos, Embaixada da Suécia, Programa Agir, MASC, OXFAM) e o Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique (financiado pelo governo americano a traves da sua Agencia de Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.
Para mais informações, contactar:
Alberto Cumbi • acumbi232@gmail.com • Tel.: 82 38 31 265
Deixe um comentário