Breves
Cidadãs e cidadãos indignadas/os protestam contra impunidade de violadores
Reagindo ao debate público que desculpabiliza o músico Anaconda da violação sexual continuada da sua própria filha, de 13 anos, organizações da sociedade civil organizam protesto público.
No início do mês de Junho, que simbolicamente começa com a comemoração do Dia da Criança (1 de Junho), deu entrada na polícia uma queixa contra um músico moçambicano, que usa o nome artístico de “Anaconda”. A queixa dizia respeito à violação sexual continuada da sua própria filha, de 14 anos, que terá começado em 2013. A criança encontra-se grávida do seu próprio pai.
O caso está a ser tratado pelas instâncias de justiça e a Liga dos Direitos Humanos está a dar apoio legal à vítima (leia mais aqui).
Este caso tem sido muito comentado nas redes sociais e uma parte das reacções é de defesa do agressor, acusando a criança de ter seduzido o pai. Infelizmente, estas posições demonstram como a sociedade ainda defende e se baseia em valores machistas, com uma total insensibilidade para os sofrimentos da vítima.
Querendo marcar uma posição e repudiar a culpabilização da vítima, organizações da sociedade civil organizam uma concentração amanha e convidam todas e todos a juntarem-se a esta acção.
Veja o cartaz de convite a seguir.
Deixe um comentário