Breves
Absolvido editor do Canal de Moçambique
Matias Guente, editor do Canal de Moçambique, foi absolvido em sessão do tribunal do dia 29 de Agosto, das acusações de difamação contra uma administradora do Banco de Moçambique, pela publicação de um cartoon. Veja a seguir o Comunicado de Imprensa do MISA.
– COMUNICADO DO MISA MOÇAMBIQUE –
ABSOLVIÇÃO DO EDITOR DO CANAL DE MOÇAMBIQUE
O MISA Moçambique recebeu com elevada satisfação a notícia de absolvição do editor do Canal de Moçambique, Matias Guente, pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, num processo de difamação, movida pela antiga administradora do Banco de Moçambique Joana Matsombe.
Joana Matsombe considerara ter sido caluniada, injuriada e difamada pelo jornal Canal de Moçambique após ter sido retratada numa caricatura, na sequência da falência do Nosso Banco.
O MISA Moçambique considera ter sido feita a justiça.
O MISA considera ainda que os tribunais são os únicos órgãos que podem dirimir conflitos envolvendo imprensa e outros actores da sociedade. As ameaças, violência, roubo de equipamentos, censura, entre outros, são actos que atentam contra a liberdade de imprensa que devem, a todo custo, serem denunciados e desencorajados.
O MISA Moçambique congratula os órgãos de justiça pela imparcialidade no julgamento do caso e achamos que este é o exemplo do que deve ser a justiça em Estados de Direito.
Veja também:
- Jornalista julgado por calúnia e difamação
- A história de um natural que não treme (um relato apaixonado de uma acção judicial terrorista)
Deixe um comentário