Breves
A Rede HOPEM participa no Festival de Hip-hop
Realizou-se entre 1 e 10 de Março a primeira edição do Festival Conexão Hip-hop Moçambique. A Rede HOPEM participou, apelando ao respeito pelos direitos humanos das mulheres.
Realizou-se a primeira edição do Festival Conexão Hip-hop Moçambique, decorrendo do dia 1 até ao dia 10 de Março de 2012. O Festival percorreu os mais diversos lugares da cidade de Maputo: Universidade Eduardo Mondlane (FLCS), Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV), Casa da Cultura do Alto Maé. A Rede HOPEM (Rede Homens Pela Mudança em Moçambique) participou do encerramento do Festival, que teve lugar a 10 de Março de 2012, das 15 às 2 horas da madrugada, na Praça dos Trabalhadores em Maputo.
Este evento foi organizado pela Balaio Cultura e Arte, uma instituição vocacionada para a produção de eventos culturais e que procura desenvolver o movimento de Hip-hop em Moçambique, ressaltando o valor da consciência. Ou seja, que os cantores dêem um contributo na construção de um debate interactivo com o público apelando-se à prevenção do HIV/SIDA e ao respeito pelos direitos humanos, com destaque para os da Mulher em Moçambique.
É neste contexto que a Rede HOPEM se juntou à iniciativa com a finalidade de divulgar mensagens de combate à violência de género.
Para isso, a Rede HOPEM distribuiu vários boletins, folhetos, cartões e afixou cartazes no recinto do evento, com palavras de sensibilização para uma cultura onde homens e mulheres usufruam dos mesmos direitos. A plateia do festival recebia e de imediato lia o material distribuído.
Foi difícil perceber na íntegra o conteúdo das mensagens passadas pelos artistas por causa do ruído. É importante contudo notar que quase todos os artistas faziam apelo à urgência em reduzir os índices de contaminação pelo HIV/SIDA e ao respeito pelos direitos humanos das mulheres.
Rede HOPEM
Deixe um comentário