Breves
Declaração de Organizações da Sociedade Civil ao FMI sobre a dívida
Foi divulgada esta semana uma declaração de Organizações da Sociedade Civil, que trata de “Medidas que devem ser implementadas antes de o FMI conceder novamente empréstimos ao Governo de Moçambique”, que reage à proximidade da data (31 de Março) para apresentação do relatório da auditoria internacional sobre a dívida moçambicana.
Na Declaração, as Organizações da Sociedade Civil mostram-se “profundamente preocupadas com a actual situação económica, social e política com que Moçambique se confronta”, apontando evidências sobre as dimensões da crise e o impacto para os cidadãos e cidadãs.
Face a essa situação, consideram que “A única saída sustentável da crise económica de Moçambique é através de uma maior transparência nos empréstimos, qualquer ajustamento recair sobre aqueles que são capazes de pagar, de forma que Moçambique não fique preso a um encargo de dívida impagável. Por conseguinte, apelamos que um conjunto de medidas sejam implementadas antes de o FMI retomar os empréstimos ao Governo de Moçambique”.
Assinam esta Declaração Organizações filiadas ao Fórum de Monitoria do Orçamento (FMO), Organizações filiadas ao Grupo Moçambicano da Dívida (GMD), Organizações membros da Coligação Transparência e Justiça Fiscal, bem como alguns grupos internacionais.
- Vejam a Declaração na íntegra (em PDF)
- Em inglês: Statement to the IMF (in PDF)
Deixe um comentário