Breves
Audição Popular Pela Paz
O Parlamento Juvenil convida todos/as interessados/as a participarem em “jornadas de cidadania activa”, a terem lugar no dia 3 de Outubro. Segundo os organizadores, “esta audição resulta da convicção de que o momento histórico que Moçambique atravessa hoje é tão decisivo quanto o da independência: ou o povo exerce de verdade a sua soberania e toma os destinos nas suas mãos, ou os moçambicanos mais uma vez serão levados a trilhar contra a sua vontade caminhos difíceis.” Veja a seguir o comunicado na íntegra.
PAINEL DE MONITORIA DO DIÁLOGO POLÍTICO PARA A PAZ
COMUNICADO
O Painel de Monitoria do Diálogo Político para a Paz, hospedado pelo Parlamento Juvenil, organiza a Audição Popular pela Paz, no dia 03 de Outubro de 2016, no Cineteatro Gilberto Mendes, a partir das 10 horas.
Esta audição resulta da convicção de que o momento histórico que Moçambique atravessa hoje é tão decisivo quanto o da independência: ou o povo exerce de verdade a sua soberania e toma os destinos nas suas mãos, ou os moçambicanos mais uma vez serão levados a trilhar contra a sua vontade caminhos difíceis.
O objectivo fulcral destas jornadas de audição é o de conferir uma plataforma aberta para lutar pacificamente pela adopção e implementação de uma alternativa real e viável para incluir as preocupações e aspirações dos cidadãos, e das diferentes sensibilidades da sociedade, nos esforços de reconciliação nacional, na construção da convivência pacífica e na reforma legislativa em curso, mormente na revisão da Constituição da República e da legislação sobre descentralização administrativa, com vista a subsidiar a posição do Painel da sociedade civil de Monitoria do Diálogo Político para a paz.
Esta audição incluirá a recolha de propostas sobre as matérias em diálogo ao nível da Comissão Mista, com foco para o modelo de organização político-administrativa, a revisão da Constituição da República e demais leis sobre descentralização administrativa, a legislação e gestão dos processos eleitorais, a gestão das finanças públicas, a gestão da economia e a defesa e segurança do Estado.
Importa referir que, no início da audição, as 10 horas, será hospedada a Conferência de Imprensa de Lançamento da Campanha “Outubro pela Esperança”, organizada pelas organizações da sociedade civil associadas ao movimento pelo “Direito à Esperança”.
Esta audição popular será antecedida por uma Sessão do Painel alargada à líderes de organizações da sociedade civil, a ter lugar no dia 30 de Setembro, pelas 16 horas.
Saudações Revolucionárias,
“Juventude, um poder em Moçambique”
Maputo, aos 28 de Setembro de 2016
O Presidente
(Salomão Muchanga)
- Veja o cartaz do evento:
Deixe um comentário