Breves
Comunicado de imprensa da UNICEF e UNFPA contra os casamentos prematuros
Uma iniciativa conjunta da UNICEF e do UNFPA, por ocasião do dia 8 de Março, abrangendo vários países, pretende acelerar a acção para acabar com o casamento de crianças e ajudará a proteger os direitos de milhões de raparigas mais vulneráveis do mundo.
Leia a seguir o Comunicado de Imprensa.
COMUNICADO DE IMPRENSA CONJUNTO
Nova iniciativa em vários países vai proteger milhões de raparigas de casamentos prematuros – UNICEF / UNFPA
NOVA IORQUE, 8 de Março de 2016 – Uma nova iniciativa abrangendo vários países para acelerar a acção para acabar com o casamento de crianças ajudará a proteger os direitos de milhões de raparigas mais vulneráveis do mundo, dizem o UNICEF e o UNFPA no Dia Internacional da Mulher.
O Programa Global UNFPA-UNICEF para acelerar as acções para Acabar com os Casamentos Prematuros, anunciado hoje, vai envolver as famílias, comunidades, governos e jovens. O programa faz parte de um esforço global para evitar que raparigas se casem muito jovens e para apoiar as já casadas, enquanto raparigas, em 12 países de África, Ásia e Médio Oriente, onde as taxas de casamentos prematuros são elevadas.
“Escolher quando e com quem se casar é uma das decisões mais importantes da vida. Cada ano, os casamentos prematuros negam a milhões de raparigas esta escolha “, disse o Dr. Babatunde Osotimehin, Director Executivo do UNFPA, o Fundo das Nações Unidas para a População. “Como parte deste programa global, vamos trabalhar com os governos dos países com uma alta prevalência de casamentos prematuros, para defender os direitos das adolescentes, de modo que as raparigas possam alcançar o seu potencial e os países possam atingir as suas metas de desenvolvimento social e económico.”
O novo programa global vai se concentrar em cinco estratégias comprovadas, incluindo o aumento do acesso das raparigas à educação, a sensibilização dos pais e das comunidades sobre os perigos dos casamentos prematuros, o aumento do apoio económico para as famílias, bem como o reforço e cumprimento das leis que estabelecem os 18 anos como idade mínima de casamento.
“O mundo despertou para os danos que os casamentos prematuros causam às raparigas individualmente, para os seus futuros filhos, e suas sociedades”, disse o Director Executivo da UNICEF, Anthony Lake. “Este novo programa global vai ajudar a direccionar a acção para alcançar as raparigas em maior risco e ajudar para que mais raparigas e mulheres jovens possam realizar o seu direito de ditar o seu destino. Isto é crítico, porque, se as tendências actuais continuarem, o número de raparigas e mulheres casadas enquanto crianças irá chegar a quase mil milhões até 2030. Mil milhões de jovens meninas com a infância perdida, mil milhões de futuros arruinados.”
Os casamentos prematuros é uma violação dos direitos de raparigas e mulheres. As raparigas que são casadas enquanto crianças são mais propensas a ficarem fora da escola, sofrer violência doméstica, contrair o HIV/SIDA e morrer devido a complicações durante a gravidez e o parto. O casamento prematuro também afecta negativamente as economias e leva a ciclos de pobreza intergeracionais.
A comunidade global demonstrou um forte compromisso de acabar com os casamentos prematuros, incluindo a meta de eliminá-lo, bem como outras práticas nocivas, nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. A UNICEF e o UNFPA apelam aos governos e organizações parceiras para apoiar o novo Programa Global para ajudar a eliminar os casamentos prematuros até 2030.
O Programa Global UNFPA-UNICEF para acelerar as acções para Acabar com Casamentos Prematuros está a ser apoiado pelo Canadá, a União Europeia, a Itália, os Países Baixos (Holanda) e o Reino Unido (da Grã Bretanha e Irlanda do Norte).
* * *
Para baixar material multimídia: clique aqui
Sobre o UNFPA
O UNFPA é a agência das Nações Unidas cuja missão é criar um mundo onde toda a gravidez é desejada, todo o parto é seguro e o potencial de todo o jovem é realizado O UNFPA trabalha em mais de 150 países e territórios para expandir as possibilidades para as mulheres e os/as jovens levarem vidas saudáveis e produtivas.
Para mais informações sobre UNFPA e seu trabalho visite: www.unfpa.org
Sobre a UNICEF
A UNICEF promove os direitos e o bem-estar de todas as crianças em tudo o que faz. Em conjunto com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios com o intuito de traduzir esse compromisso em acção prática, fazendo incidir um esforço especial na cobertura das crianças mais vulneráveis e excluídas, em benefício de todas as crianças em todo o lado.
Para mais informações sobre a UNICEF e o seu trabalho, visite: www.unicef.org
Para mais informações, favor contactar:
Em Nova Iorque
Melanie Sharpe, UNICEF Nova Iorque, + 1 917 251 7670, msharpe@unicef.org
Eddie Wright, UNFPA Nova Iorque, + 1 212 297 2717, ewright@unfpa.org
Em Moçambique
Alvo Naftal Ofumane, UNFPA Moçambique, Telefone: +258 84 848 2629, ofumane@unfpa.org
Gabriel Pinho Pereira, UNICEF Moçambique, Telemóvel: +258 82 316 5390, gpereira@unicef.org
* * *
Deixe um comentário