Breves
Relatório referente à observação das Eleições de 2019
WLSA Moçambique e FORCOM publicaram um relatório referente à observação das eleições de 2019, elaborado no âmbito da participação na Plataforma Votar Moçambique.
Em representação da Plataforma Votar Moçambique, um grupo composto por 6 organizações da sociedade civil, a WLSA Moçambique e a FORCOM, Fórum das Rádios Comunitárias, publicaram o relatório referente à observação das eleições presidenciais, legislativas e provinciais de 15 de Outubro 2019, que decorreram em todo o país.
Foram envolvidos um total de 236 jornalistas das rádios comunitárias, colocados em 58 distritos do país. No mesmo ciclo foram objecto de observação 508 mesas de voto, sob a supervisão de um estúdio central montado em Maputo.
Ao longo do processo foram detectadas irregularidades como enchimento de urnas, promoção de campanhas durante a votação, violência eleitoral, violação do direito ao acesso à informação por parte dos jornalistas, violação do direito de prioridade na votação em relação às mulheres grávidas, idosos e pessoas com deficiência, etc.
Importa referir que no período anterior as eleições, a WLSA Moçambique conjuntamente com a FORCOM formaram radialistas das rádios comunitárias para promoverem a participação política mulheres e jovens.
Deixe um comentário