Breves
Raparigas da Zona Sul juntam-se em Conferência para discutir igualdade de género
A iniciativa juntou várias organizações da sociedade civil e as participantes vieram de vários distritos das Províncias de Gaza, Inhambane e Maputo.
A iniciativa juntou várias organizações da sociedade civil e as participantes vieram de vários distritos das Províncias de Gaza, Inhambane e Maputo.
Decorreu nos dias 19 e 20 de Julho de 2014, na cidade de Maputo, na paróquia dos Nazarenos sita no bairro de Laulane, a Conferência das Raparigas da Zona Sul. Este evento resultou de uma parceria entre Voluntários de Corpo da Paz, o Fórum Mulher, a Associação Horizonte Azul e o Movimento Feminista Jovem de Moçambique. Participaram várias raparigas oriundas de diversos distritos das Províncias de Gaza, Inhambane e Maputo.
Durante o fim-de-semana, as participantes assistiram a apresentações, participaram de debates e discussões, e trabalharam em grupos para discutir temas sobre igualdade de género, saúde sexual e reprodutiva, auto-estima, habilidades de vida e metas pessoais, carreiras, direitos das mulheres e raparigas, e feminismo.
Para além das discussões sobre os temas previamente programados, a grande preocupação levantada pelas raparigas são o cada vez maior número de notícias sobre violações sexuais de mulheres e raparigas na cidade de Maputo, e assassinato de mulheres. Estas comprometeram-se a continuar a lutar por responsabilizar o Estado na segurança pública e eliminação da violência de género.
Houve actividades culturais e momentos de interacção com mulheres jovens que vieram dar o testemunho sobre o processo que as catapultou para a esfera pública nas áreas musicais e de activismo social, como a Ivete Mafundza (jurista e rapper moçambicana) e Ivone Soares (Parlamentar). Houve espaço para o diálogo e para de alguma forma buscar inspiração para conquistar os espaços públicos e um pleno exercício dos direitos das raparigas.
Por Rosalina Nhachote
Deixe um comentário