Breves
WLSA realiza capacitação para mulheres da Liga da Mulher do MDM
Visando a capacitar mulheres dos partidos políticos, realizou-se um seminário com o tema “Participação política e poder”, na cidade de Maputo, nos dias 10, 11 e 12 de Junho.
Entre os dias 10 e 12 de Junho de 2014 a WLSA realizou, na cidade de Maputo, um Seminário de Formação sobre Participação Política e Poder que contou com a participação de 18 mulheres da Liga da Mulher do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), oriundas das cidades da Beira, Maputo e Matola e dos distritos de Manhiça, Magude, Moamba. Esta capacitação surge na sequência de um convite formulado pela WLSA-Moçambique a todas as ligas femininas dos partidos políticos.
A formação procurou responder aos objectivos que se seguem:
- Capacitar sobre direitos das mulheres, democracia e participação política, visando fortalecer a confiança e aptidões tendentes a influenciar nos processos de tomada de decisão relacionados com o desenvolvimento do país;
- Cultivar as suas habilidades de liderança para que sejam reconhecidas como cidadãs, sujeitas de direitos e liberdades;
- Ampliar as suas visões de modo a abordar as questões da política e do poder com criatividade;
- Fortalecer as suas capacidades para advogar por uma melhor equidade na distribuição de lugares de poder assim como para o aumento da sua representação e intervenção.
Neste sentido, os conteúdos da formação procuraram abarcar os temas :
- A construção social do género
- Desafios e constrangimentos na participação política das mulheres
- Poder político, liderança e comunicação
- A paridade e as quotas
- O sistema dos direitos humanos; Instrumentos de defesa dos direitos humanos das mulheres
- Igualdade de género e acesso ao poder
- Definindo a nossa acção política: elaboração de um Plano de Acção.
Em termos de resultados e tendo em atenção a avaliação feita pelas participantes, podemos referir que a formação incentivou as mulheres a tomarem uma parte mais activa na tomada de decisões, fomentou a autoconfiança e valorizou a sua posição no partido. Inspirou-as a tornarem-se líderes participativas, com determinação e coragem. As participantes foram estimuladas a comunicar, a falar em público e a partirem para a acção.
Deixe um comentário