Breves
Encontro do Presidente do MDM com a WLSA Moçambique
Na continuidade dos contactos mantidos com as organizações e Ligas Femininas dos partidos políticos com assento parlamentar, uma delegação do MDM teve um encontro com a WLSA Moçambique para identificar questões e abordagens sobre os direitos humanos das mulheres para a elaboração de uma agenda de género.
A 17 de Abril e na continuidade dos contactos mantidos com as organizações e Ligas Femininas dos partidos políticos com assento parlamentar, uma delegação do MDM chefiada pelo seu Presidente, Eng. Daviz Simango, teve um encontro com a WLSA Moçambique, representada pela coordenadora nacional, Terezinha da Silva e pelas responsáveis das áreas de trabalho da organização.
Realizado nas instalações da WLSA o encontro visou identificar questões e abordagens sobre os direitos humanos das mulheres que pudessem apoiar o MDM na elaboração de uma agenda de género, a ser apresentada nas eleições legislativas e presidenciais a realizar-se em Outubro de 2014.
Sendo uma organização política mas não partidária, a WLSA que tem como missão defender os direitos humanos, em particular das mulheres, reiterou o seu compromisso em trabalhar com os partidos políticos, tendo referido como nucleares à defesa dos direitos das mulheres os seguintes pontos:
- A inclusão de mulheres em posições de poder significa eliminar uma injustiça histórica. Por isso defendemos a existência de um sistema de quotas, que deve resultar, também, num aprofundamento da democracia, nomeadamente, conduzindo os partidos a uma reflexão sobre o seu funcionamento interno. A inclusão de mulheres como sujeitos políticos permitirá pôr em causa as velhas hierarquias, traduzidas num acesso a recursos desigual, e numa projecção para o partido de relações subalternas vividas na família.
- Para a WLSA o acesso de mulheres aos lugares de decisão partidária significa a elaboração de estratégias comprometidas com a defesa dos direitos humanos, visando combater a violação sexual, a violência doméstica, os casamentos prematuros e as práticas culturais que atentem contra os direitos das crianças e das mulheres.
- A agenda de género deve conduzir a que homens e mulheres estejam atentos à violação de direitos humanos, denunciando, tomando decisões e lutando pela igualdade entre mulheres e homens e por justiça social.
No encontro, o Presidente do MDM informou sobre as medidas que estavam a ser adoptadas pelo partido, com o objectivo de conferir à Liga Feminina maior poder de intervenção nas decisões estratégicas desta organização política.
A coordenadora da WLSA Moçambique agradeceu a presença da delegação do MDM, manifestando interesse e disponibilidade em dar continuidade à formação dos membros da Liga Feminina.
Deixe um comentário