Breves
“Viena+20: Advancing The Protection Of Human Rights” – realizações, desafios e perspectivas
A WLSA Moçambique esteve representada na Conferência Internacional para fazer o balanço dos 20 anos desde que se realizou a Conferência sobre Direitos Humanos em Viena, 1993.
Por ocasião do 20º aniversário da Conferência Mundial sobre Direitos Humanos teve lugar em Viena, de 27 a 28 de Junho de 2013, um encontro para reflectir sobre os avanços, desafios e perspectivas. Foi na conferência de 1993 que foi aprovada a Resolução de que OS DIREITOS DAS MULHERES SÃO DIREITOS HUMANOS. Estiveram presentes cerca de 130 personalidades ligadas aos direitos humanos de cerca de 50 países.
Moçambique esteve representado por Terezinha da Silva da WLSA-Moçambique, convidada para apresentar o tema GENDER BASED VIOLENCE AND FAMILY PLANNING. A intervenção de Moçambique foi baseada nas pesquisas que a WLSA tem feito na área das identidades sexuais e sociais e violência de género e como estas violências limitam mulheres e raparigas para a tomada de decisões sobre o planeamento familiar.
O principal objectivo da conferência foi a reflexão sobre a sua implementação e apresentar propostas de recomendações orientadas para a acção que serão discutidas na próxima sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Foram discutidos três grandes temas em grupos de trabalho:
a) O estado de Direito: o Direito ao apoio efectivo às vítimas das violações dos direitos humanos;
b) Realizando os Direitos Humanos das Mulheres: enfoque nas lacunas na sua implementação – neste tema foram debatidos:
- participação de jovens e raparigas nos processos de tomada de decisão,
- combatendo todas as formas de violência contra as mulheres e
- protecção das mulheres jornalistas e defensoras dos direitos humanos das mulheres
c) Mainstreaming Direitos Humanos: uma abordagem baseada em Direitos Humanos no Post Agenda 2015 com o subtema AS MULHERES NO POST AGENDA 2015.
* * *
Deixe um comentário