Breves
Marcha de Homens Contra a Violência de Género
No dia 11 de Dezembro realizou-se em Maputo uma Marcha de Homens contra a Violência baseada em Género.
Realizou-se no dia 11 de Dezembro de 2010, pelas 8 horas, na cidade de Maputo, capital de Moçambique, uma Marcha de Homens contra a violência baseada em género, organizada pela Rede HOPEM (Homens Pela Mudança em Moçambique). Este evento congregou membros das Organizações da Sociedade Civil, activistas dos direitos Humanos, membros do governo e dos partidos políticos, membros das confissões religiosas, para além de pessoas singulares. Foi uma Marcha bastante concorrida, tendo contado com perto de mil pessoas, maioritariamente jovens, com uma tendência para o equilíbrio de género.
Esta actividade, que marcou o fim da Campanha dos 16 dias de Activismo Contra a Violência de Género em Moçambique, revelou a sensibilidade de jovens (homens e mulheres) para a mudança, avaliando não só pela sua presença maioritária mas também a euforia com que marcharam, caracterizada por cantos, danças e aplausos de apelo à não violência.
No final da Marcha foram proferidos alguns discursos por representantes de confissões religiosas, da sociedade civil e da UNIFEM, parceiros da HOPEM, todos sublinhando que a marcha de homens é um passo importante para a igualdade de género. Além dos discursos, foi lida a Declaração de Joanesburgo, resultante de um simpósio internacional realizado no ano 2009, com o objectivo de criar um espaço de troca de experiência para trabalhar com os homens na luta contra a violência de género e na promoção dos direitos humanos.
Alberto Cumbi
E QUE ESSA MARCHA CRESÇA E NOS ORGANIZE EM FAVOR DE UMA VIDA SAUDÁVEL, DIGNA, REPRESENTANTE DO MOVIMENTO DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA MASCULINA NÃO HEGEMÔNICA, NÃO SEXISTA E PROMOTORA DE PAZ E AMOR ENTRE TODOS OS POVOS.
LUIZ COSTA
MOVIMENTO CONSCIÊNCIA MASCULINA/RJ
luizcostapsi@yahoo.com.br