Breves
Organizações repudiam insultos do Sr. Mabunda contra Alice Mabota
No dia 6 de Fevereiro, o Sr. Lázaro Mabunda, reagindo a uma entrevista de Alice Mabota, passada na televisão (STV), onde ela se pronunciava desfavoravelmente ao seu texto de opinião (já comentado nesta rubrica) em que atacava a proposta de lei contra a violência doméstica e as organizações que a propõem, escreveu uma nota (ver aqui) a todos os títulos indigna de quem se pretende cidadão respeitador dos valores da democracia e jornalista.
Reagindo a isso, várias organizações de direitos humanos pronunciaram-se e a nota que se segue foi publicada no próprio semanário O País.
Exmo Sr. Editor do jornal O País
Queremos através desta carta lamentar que o jornal que VEXA dirige divulgue notas de teor insultuoso e pessoal, como a do Sr. Lázaro Mabunda, publicada na 6ª feira passada, dia 6 de Fevereiro, que não continha nenhum argumento nem tratava de ideias, mas antes pretendia denegrir a figura de Alice Mabota, activista dos direitos humanos de renome nacional e internacional.
Perante esta postura grosseira e ofensiva, nós, organizações de luta pelos direitos humanos abaixo assinadas, queremos manifestar o nosso repúdio, bem como a total solidariedade com a Dra. Alice Mabota, nossa colega e companheira. Deploramos que a liberdade de imprensa, duramente conseguida, esteja a ser desvirtuada por este tipo de comportamentos.
Maputo, 11 de Fevereiro de 2009
Assinam:
Associação da Mulheres na Comunicação Social (AMCS)
Associação das Mulheres Moçambicanas de Carreira Jurídica (AMMCJ)
Fórum Mulher
Lambda
MULEIDE
N’WETI
WLSA Moçambique
* * *
EU TIRO O CHAPEO PARA A Dr. Alice Madeira
bom comeco
Precisamos de mais gente assim no pais…