11 de Outubro, Dia Internacional da Rapariga
Hoje, a 11 de Outubro, comemora-se o Dia Internacional da Rapariga.
Apesar dos avanços nos seus direitos, as meninas e raparigas continuam a ter dificuldades de acesso à educação, à saúde e à sua segurança e integridade física. Reconhecendo os desafios para garantir que gozem plenamente os seus direitos, a Assembleia Geral da ONU declarou o dia 11 de Outubro como o Dia Internacional da Rapariga (Resolução nº 66/170, adoptada pela Assembleia Geral a 19 de Dezembro de 2011).
O ano passado, nesta data, o Secretário-geral das Nações Unidas fez um discurso em que salientou:
“Capacitar as raparigas, garantir os seus direitos humanos e abordar a discriminação e violência que estas enfrentam é essencial para o progresso de toda a família humana. Uma das melhores opções para alcançar todos estes objectivos é providenciar às raparigas a educação que estas merecem.” (veja o discurso na íntegra aqui).
Em Moçambique, muito falta por fazer. Há problemas sérios na área da violência de género e quanto aos direitos sexuais e reprodutivos. É necessário garantir a completa eliminação dos casamentos prematuros e da violência sexual em casa e na rua, o acesso a serviços de saúde de qualidade e dirigidos às necessidades da juventude, com enfoque no planeamento familiar, no acesso à informação e ao aconselhamento sobre a sua sexualidade, e aos serviços reprodutivos.